sábado, 26 de setembro de 2015

A NOVA ORTOGRAFIA


Fonte: http://www.azinteligencia.net/
Quero dividir com vocês o aprendizado da nova escrita que vigora no Brasil. Para nós, que fomos alfabetizados na ortografia anterior, é ultrapassar barreiras, resistências ao novo. Para a garotada, não há novidades. O que nos une é a necessidade de escrever corretamente, sempre.

Vou apresentar as principais mudanças, aos poucos. Para que aprendamos e, ao mesmo tempo, não fique aquela publicação difícil de ler.

Historicamente, as alterações introduzidas na escrita brasileira foram resultado do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990. 

Esse acordo foi formalizado entre as Repúblicas de Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste. Ao nível internacional, o Acordo entrou em vigor no dia 1 de Janeiro de 2007.

No Brasil, o referido Acordo foi aprovado, pelo Senado Federal, com o Decreto Legislativo n˚. 54, de 18 de abril de 1995, no qual se estabeleceu um cronograma e se determinou o ano de 2009 para vigorar. Estabeleceu também que, entre 01 de janeiro de 2009 e 31 de dezembro de 2012, haveria um período de transição (artigo 01, Paragrafo único), de coexistência da nova e a existente para fins de exames escolares, vestibulares e concursos públicos.

O Decreto n˚. 6.583, de 29 de setembro de 2008, estabelecido pela Presidência da República, sancionou (confirmou) o Acordo e estendeu o período de transição para 31 de dezembro de 2015 (Decreto 7.875, de 27 de dezembro de 2012).


Mudanças no alfabeto

O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y (embora nunca tivessem desaparecido). O alfabeto completo passa a ser:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

2º)As letras k, w e y usam-se nos seguintes casos especiais: 

a) Em nomes, palavras e lugares originários de outras línguas e seus derivados: show, kung-fu, Franklin, frankliniano; Kant, kantismo; Darwin, darwinismo; Taylor, taylorista; Kuwait, kuwaitiano; Malawi, malawiano;

b) Em siglas, símbolos e unidades de medida internacionais: TWA, KLM; K-potássio (de kalium), W-oeste (West); kg-quilograma, km-quilometro, kW-kilowatt, yd-jarda (yard); W - Watt.


Obs.: Além destas letras, usam-se o ç (cê cedilhado) e os seguintes dígrafos: rr (erre duplo), ss (esse duplo), ch (cê-agá), lh (ele-agá), nh (ene-agá), gu (guê-u) e qu (quê-u).